Finalidade da Religião

Caminho a Deus

O objetivo da religião é conduzir a Deus o homem. Ora, este não chega a Deus senão quando se torna perfeito.




Logo, toda religião que não torna melhor o homem, não alcança o seu objetivo. Toda aquela em que o homem julgue poder apoiar-se para fazer o mal, ou é falsa, ou está falseada em seu princípio.
(Allan Kardec – O evangelho segundo o espiritismo - Capítulo VIII, item 10).

Fábula Indiana

Através da qual conta-se que havia numa aldeia da Índia, um famoso e respeitável mestre religioso, que costumava falar sobre a finalidade das diversas religiões.

Certo dia, seguidores das mais diversas tradições religiosas, combinou para se reunirem e convidaram o famigerado mestre para falar sobre este tema.

Assim, reunidos todos numa praça pública, elegeram um representante que perguntou ao mestre: “Mestre, fala-nos sobre a finalidade de todas as religiões”.

Então o mestre disse: “Vejam a água que escorre por este canal. Pois bem, seu nascedouro está no alto daquela montanha, mas ao descer pelos vales, forma diversos canais, tornando-se rios que correm todos para o mar. Assim também é o único Deus considerado de várias maneiras, por pessoas diferentes, sendo que algumas delas acabaram criando, cada qual, religiões diversas, porém, com uma única finalidade, qual seja - de chegar a um único Deus, por meio de regras diferentes”.

Por Sidney Ornellas

2 comentários:

  1. Religião (especula-se várias origens.[1] Detalhes na seção etimologia) é um conjunto de sistemas culturais e de crenças, além de visões de mundo, que estabelece os símbolos que relacionam a humanidade com a espiritualidade e seu próprios valores morais.[2] Muitas religiões têm narrativas, símbolos, tradições e histórias sagradas que se destinam a dar sentido à vida ou explicar a sua origem e do universo. As religiões tendem a derivar a moralidade, a ética, as leis religiosas ou um estilo de vida preferido de suas ideias sobre o cosmos e a natureza humana.
    A palavra religião é muitas vezes usada como sinônimo de fé ou sistema de crença, mas a religião difere da crença privada na medida em que tem um aspecto público. A maioria das religiões têm comportamentos organizados, incluindo hierarquias clericais, uma definição do que constitui a adesão ou filiação, congregações de leigos, reuniões regulares ou serviços para fins de veneração ou adoração de uma divindade ou para a oração, lugares (naturais ou arquitetônicos) e/ou escrituras sagradas para seus praticantes. A prática de uma religião pode também incluir sermões, comemoração das atividades de um deus ou deuses, sacrifícios, festivais, festas, transe, iniciações, serviços funerários, serviços matrimoniais, meditação, música, arte, dança, ou outros aspectos religiosos da cultura humana.
    O desenvolvimento da religião assumiu diferentes formas em diferentes culturas. Algumas religiões colocam a tônica na crença, enquanto outras enfatizam a prática. Algumas religiões focam na experiência religiosa subjetiva do indivíduo, enquanto outras consideram as atividades da comunidade religiosa como mais importantes. Algumas religiões afirmam serem universais, acreditando que suas leis e cosmologia são válidas ou obrigatórias para todas as pessoas, enquanto outras se destinam a serem praticada apenas por um grupo bem definido ou localizado. Em muitos lugares, a religião tem sido associada com instituições públicas, como educação, hospitais, família, governo e hierarquias políticas.
    Alguns acadêmicos que estudam o assunto têm dividido as religiões em três categorias amplas: religiões mundiais, um termo que se refere à crenças transculturais e internacionais; religiões indígenas, que se refere a grupos religiosos menores, oriundos de uma cultura ou nação específica; e o novo movimento religioso, que refere-se a crenças recentemente desenvolvidas.[3] Uma teoria acadêmica moderna sobre a religião, o construtivismo social, diz que a religião é um conceito moderno que sugere que toda a prática espiritual e adoração segue um modelo semelhante ao das religiões abraâmicas, como um sistema de orientação que ajuda a interpretar a realidade e definir os seres humanos[4] e, assim, a religião, como um conceito, tem sido aplicado de forma inadequada para culturas não-ocidentais que não são baseadas em tais sistemas ou em que estes sistemas são uma construção substancialmente mais simples.

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  2. Maria Luiza, parabéns pelas suas definições, gostei muito e estou de pleno acordo com elas...

    Vejo, que pelas suas palavras temos alguns conceitos parecidos e por você postar aqui, num blog espírita, deve ter alguma afinidade com o pensamento espírita...

    Gostaria de te convidar para escrever ao blog, sobre assuntos de seu interesse desde que esteja no perfil do blog...

    Fico no aguardo...

    Abraços...

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