O PASSE - E a câmara

Local de certeza, confiança e caridade
68.Deverá haver um local destinado exclusivamente ao passe na casa espírita?

Sim. Deverá haver local apropriado para a aplicação de passes na casa espírita. Esse espaço, se possível, deverá servir apenas a esse fim, evitando-se ao máximo o tráfego de pessoas ou o depósito de objetos não relacionados à tarefa.



A maioria das casas espíritas não pode se servir de um local exclusivamente para tal fim. Neste caso, deve-se escolher o recinto que mais se aproxime das condições adequadas à câmara do passe.

69.Qual é o tamanho ideal da câmara do passe?

Não há regra. Deve-se sim dimensionar o número de passistas trabalhando ao mesmo tempo em função do tamanho da câmara. Para tanto, recomenda-se observar a distância mínima de aproximadamente 50 centímetros entre cada assento ou posição destinada ao paciente, afim de evitar-se colisões entre passistas e/ ou pacientes, assim como facilitar a ventilação do ambiente.

70.Qual é a luminosidade ideal da câmara do passe?

Os fluidos doados durante o passe são afetados pela luz branca. Por esse motivo, recomenda-se que a câmara do passe não seja excessivamente clara, nem excessivamente escura. No primeiro caso, anular-se-ia boa parte dos fluidos doados pelo passista, e no segundo causar-se-ia mal-estar no paciente, naturalmente receoso de adentrar em um local totalmente escuro. É comum encontrarmos nas casas espíritas câmaras fracamente iluminadas por lâmpadas de 10 a 20 W (watts) nas cores azul ou vermelha.

71.Deve haver ventilação na câmara do passe?

Sim. Deve-se evitar qualquer situação que provoque mal-estar tanto no paciente quanto no passista. A falta de ventilação, em geral, é um dos maiores causadores de indisposição, de forma que se deve, sempre que possível, manter circulação de ar adequada na câmara do passe. Muitas câmaras apresentam janelas direcionadas para a rua, e que por esse motivo não deverão permanecer abertas. Nesse caso, recomenda-se seja utilizado aparelho de ventilação o mais silencioso possível, para que a concentração de passistas e pacientes não seja perturbada.


72.Podemos usar aparelhos elétricos na câmara do passe?

Depende da finalidade. Aparelhos que utilizem perfumes ou incensos não deverão ser utilizados, pelo simples fato de que não se deve admitir nas casas espíritas a introdução de quaisquer hábitos que não estejam amparados pela Codificação. Os aparelhos mais comuns que encontramos são o circulador de ar, que deve ser usado dentro da necessidade, e desde que seja silencioso e o aparelho de som para a reprodução mecânica, em baixo volume, de músicas suaves e que remetam pacientes e passistas a temas espiritualizantes.

73.Podemos usar “perfumes” ou incensos na câmara do passe?

Não. O Espiritismo não endossa em seu corpo doutrinário quaisquer manifestações de caráter exterior ou místico.

Por Eugênio Lysei Junior

FONTE: https://espirito.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário