Você já parou pra refletir sobre quantas reuniões a sua
Casa Espírita realiza por Ano?
Se você não participa destas reuniões, e pra isso se utiliza de diferentes desculpas para não frequenta-las, deixo antemão minhas sinceras desculpas por minhas palavras, mas você não se preocupa com a sua Casa Espírita.
Agora se você é um participante ativo dessas reuniões – vai concordar comingo pelo menos em um dos itens citados –, que em sua grande maioria, essas reuniões são extremamente longas, autoritárias, desorganizadas, chatas e improdutivas.
Reuniões Longas, podemos descrevê-las como sendo aquelas que tem hora para começar, mas não tem pra encerrar. Seus dirigentes, talvez não tendo o que “fazer” em suas casas, acaba acreditando que os outros também não tem. Devido a este fator, enrolam e repetem o mesmo assunto difersas vezes para “ficçar” o conteúdo, ou fogem do tema central da reunião, divagando em assuntos corriqueiro do dia-a-dia.
Reuniões Autoritárias, são aquelas que os dirigentes chegam já com tudo solucionado e pronto. Não há necessidade de discutir ideias ou nenhum ponto da pauta, pois já está tudo resolvido e como deve ser realizado, só faltando comunicar aos demais trabalhadores, como estes devem agir de agora em diante, e é claro, todos tem que aceitar com alegria sem criar discórdia, se isso ocorrer, o irmão está obsedado.
Reuniões Desorganizadas, as mais comuns dentro da Casas Espírita, essas raramente começam e terminam no horário estipulado, os seus participantes chegam atrasados ou saem antes do encerramento, os dirigentes trazem e debatem assuntos irrelevantes para a realidade dos trabalhos, constantemente ocorrem as famosas conversinhas paralelas, onde todo mundo palpita mas sem nenhuma objetivida sobre o tema. Enfim, temos um aspecto de encontro fraterno do que a devida circunspecção para com a reunião.
Reuniões Chatas, são também muito comuns, elas não possuem temas que dispertam o interece dos participantes, sem a utilização de dados estatísticos, tabelas, proposta e metas para serem atingidas, ou recurso audiovisuais, tendo apenas uma pessoa a frente falando, falando e falando. O pior é que em sua maioria, este representante faz comentários desfavoráveis a respeito dos trabalhadores da Casa Espírita, em relação a sua falta de comprometimento, assiduidade, responsabilidade, e etc...
Reuniões Improdutivas, são aquelas realizadas tão somente para dar avisos aos tarefeiros, como por exemplo: o falecimento de um companheiro; sobre a campanha das sacolinhas ou cestas básicas; sobre a festa ou almoço beneficiente, e outros. Pra dar essas informações existe o quadro de avisos ou a comunicação verbal durante as atividades da Casa Espírita, não é necessário convocar uma reunião.
Agora reflita mais um pouquinho,
você conheçe outro tipo de Reunião que não foi mencionada?
Dê o seu Parecer!
Nenhum comentário:
Postar um comentário