Atualmente, o tal Estudo Sistemático da Doutrina Espírita que é aplicado na maioria dos Centros Espíritas é formado por interpretações pessoais ou de grupos, estando longe da proposta que Kardec ensina.
Não há estudos, mas sim, catequese!
Paradoxalmente, onde deveria haver livre exame de conteúdos, só ocorre veiculação de conceitos repetidos.
Os líderes das instituições não se questionam e nem permitem questionamentos sobre a correção do teor daquilo que divulgam. Ficam ofendidos quando isso ocorre, procuram afastar, disfarçada ou ostensivamente, a pessoa que provoca o debate ou diverge. Com poucas exceções, o ensino doutrinário é uma balbúrdia sem metodologia aplicada, tem caráter limitado e reducionista, é feito por tradição oral, tem apenas enfoque evangelizador.
Quando muito, os monitores usam apostilas mal compiladas, com pouca base na Codificação, mas que reproduzem ideias de autores encarnados e desencarnados de obras denominadas “Literatura Complementar”.
Escrito por Nícia Cunha.
Extraído e adaptado do texto CENTROS ESPÍRITAS.
Fonte: //assepe.org.br/txt_nicia_centros.html
Srª Nicia Cunha só se for no centro Espírita que os líderes não permitem questionamentos, porque no centro que trabalho há debates e esclarecimentos? E qual a apostila bem compilada, alguma que a srª tenha elaborado?
ResponderExcluirVc, pelo jeito desconhece o estudo doutrinário, porque todos são baseados nos livros da Codificação, que, caso não saiba, também Tem base científica além do enfoque evangelizador, como vc preferiu colocar. Reducionista parece ser o seu conhecimento, e bem ampla a sua capacidade de criticar, criticar e criticar, como faz em outros blogs e sites espíritas, faça um favor, aponte soluções. Abraço.