A mania do homem querer barganhar tudo! |
A relação de troca é muito antiga, praticamente desde que o homem formulou as primeiras ideias místicas, acerca do sobrenatural.
Daí por diante, em todas as civilizações do mundo antigo e contemporâneo, o homem sempre está de uma forma direta ou velada, tentando barganhar algum favor com Deus, isso, ocorre principalmente dentro dos segmentos religiosos. Essas em geral, tendo como objetivos em aplacar as dores ou dar esperança aos seus seguidores.
Essa barganha já faz parte da própria cultura do ser humano, ele acredita que Deus tem que receber algo para poder conceder, assim, se torna fácil para as religiões manipular as pessoas.
Na Casa Espírita também ocorre essas barganhas, em menor ou maior escala, essa variação depende dos interesses e da compreensão dos dirigentes, mas ela existe, tendo uma característica diferenciada, em vez de se barganhar diretamente com Deus, se faz com os Espíritos.
O verdadeiro Espiritismo vem esclarecer que não é necessário barganhar com Deus, ou com Jesus, nem com os Espíritos, para que as “bênçãos” recaiam sobre a minha vida. O Espiritismo é claro ao ensinar que todos os encarnados são abençoados, mas deixa um alerta a todos. É essencial ao indivíduo, uma busca constante e profunda em seu aperfeiçoamento moral.
Para que se possa um dia alcançar a tão sonhada “graça” de possuir uma vida plena em amor e caridade.
Por Sidney Ornellas
Nenhum comentário:
Postar um comentário