O imaginável existe, somente para pouco! |
Substituir o exame pelo menosprezo é cômodo,
mas pouco científico. O dever elementar da ciência é
verificar todos os fenômenos, pois a ciência, se os ignora,
não tem o direito de rir deles.
(Victor Hugo)
Essa
era a solicitação que fazia Victor Hugo, autor de O corcunda de Notre-Dame,
para que os fenômenos mediúnicos fossem pesquisados naquele começo de século
XIX, conta Marcel Souto Maior em seu livro Kardec – A Biografia. Os céticos
atribuíam o interesse do escritor pela comunicação com os mortos à perda
trágica de sua filha num naufrágio, o que é possivelmente verdadeiro, mas
também o é o apelo desse gênio da literatura à objetividade e à honestidade
científicas.
As
pesquisas sobre fenômenos mediúnicos começaram no século XIX. Kardec, como
pioneiro, criou um método específico para essas investigações. Depois,
sucederam-no Lombroso, Aksakov, Geley, Crookes, Bozzano, entre outros. Nas décadas
de 50 e 60, Herculano Pires alardeava as pesquisas sobre fenômenos paranormais
por detrás da cortina de ferro (ex-URSS).
O
diferencial do Espiritismo seria justamente, afirma Kardec, a compreensão da
dimensão espiritual da realidade como algo que poderia ser constatado
empiricamente através dos fenômenos mediúnicos, não somente um pressuposto
filosófico, como nas religiões tradicionais. Lembro-me, aliás, do professor
Alessandro Cesar Bigheto explicando, em uma das aulas de pós-graduação em
Pedagogia Espírita, que ele, fazendo parte de um famoso grupo de marxistas da
UNICAMP, para reforçar seu direito de adotar pressupostos espiritualistas,
escreveu um ensaio para seus colegas e professores de mestrado, observando que,
em Feuerbach e Engels, o materialismo também aparecia como um…pressuposto
filosófico.
Dora
Incontri argumenta que esse mesmo pressuposto filosófico materialista é um
aspecto principal do paradigma científico vigente, usando um conceito de
referência ao filósofo da ciência Thomas Khun. O que significa que, enquanto
paradigma científico, o materialismo nas ciências é formado também por
interesses de manutenção política e institucional. Apesar de profundamente
diferentes, também autores como Foucault, na filosofia, e Roger Chartier, na
historiografia, corroboram a tese tão conhecida nas ciências humanas de que
aquilo que se pesquisa está relacionado a um arranjo específico, político,
econômico e institucional. É por isso que, embora não tenhamos abandonado a
busca da objetividade nas ciências humanas, negamos a possibilidade de uma
completa neutralidade na produção científica.
Nesse
sentido, lamentamos que o paradigma materialista tenha prejudicado a pesquisa
de fenômenos paranormais. Veja-se o caso de Ian Stevenson, responsável pelo
departamento de psiquiatria da Universidade da Virgínia (EUA) na década de 1960, que
estudou os casos de crianças do mundo todo que alegavam terem recordações de
vidas passadas. Roberto Colombo, professor na ABPE que esteve pessoalmente com
Jim B. Tucker (continuador da pesquisa de
Stevenson, que veio ao Brasil em 2010 para o 1º Congresso Internacional de
Educação e Espiritualidade, organizado pela ABPE),
narra que as pesquisas de Stevenson, por usarem a hipótese da reencarnação,
enfrentaram grande oposição na Universidade da Virgínia, e somente porque esta
mesma Universidade recebeu uma vultosa doação monetária de um simpatizante do
pesquisador, esse nicho de investigação foi mantido. Isso significa que a
pesquisa de Stevenson era charlatã e a Universidade se vendeu por dinheiro? Não
podemos falar sobre a instituição, mas lembramos que o famoso cientista e
eloquente defensor do ceticismo, Carl Sagan, disse o seguinte: “Há três
questões no campo [da parapsicologia] que, em minha opinião, merecem sérios
estudos”, sendo o terceiro, o fato de
“que crianças às vezes relatam detalhes de vidas passadas,
que, depois de verificados, são constatados exatos e são casos dos quais elas
não poderiam ter tido conhecimento de nenhuma outra maneira senão pela
reencarnação” (SAGAN,1996, citado
por TUCKER, 2010).
Ian
Stevenson pesquisou mais de 2500 casos ao redor do mundo, em todos os
continentes, exceto a Antártica. Foram encontrados casos em todos os lugares
visitados por sua equipe. O pesquisador faleceu em 2007, mas outros, felizmente,
nesse caso, estão dando continuidade a seus estudos, entre eles, o próprio Jim
Tucker. Nenhum dos dois, destacamos, sequer conhecia o espiritismo. A ABPE tem
sido, nos parece, uma das poucas instituições espíritas preocupadas em
popularizar essa produção científica, tendo traduzido e publicado artigos de
Stevenson e Tucker em 2010.
Somos
contra a canonização da ciência, mas a favor do método científico. Porque, por
um lado, o materialismo científico nunca deixou de ser ideologicamente viesado
e economicamente condicionado, chegando a conclusões falsas. Veja-se a epidemia
de ritalina de nossos tempos, vejam-se as conclusões escabrosas da psicologia
racista e burguesa dos séculos XIX e XX. Por outro lado, é certo que estudos
baseados no paradigma de pesquisa “materialismo histórico dialético” trouxeram
uma contribuição extremamente importante às ciências humanas, desmontando
explicações místicas da realidade e desvendando as condições de opressão e
negação que criam a miséria da educação, da saúde, da cultura, da psicologia, a
miséria humana, enfim, em que vivemos. Mas onde estão as pesquisas empíricas
sobre fenômenos paranormais, que testariam as evidências de que a única
realidade existente é a material? Em nosso grupo mediúnico da ABPE, muitas
vezes discutimos e ressaltamos que as pesquisas feitas no século XIX, época de
Kardec, ou na década de 60, na URSS ou nos EUA, se não são conhecidas,
criticadas, avaliadas, e continuadas com melhoria do método, perdem seu valor…
Dentro
desse quadro, e contra o complexo de vira-lata dos brasileiros, destacamos o
esforço que tem sido feito por pesquisadores do Núcleo de Pesquisas em Saúde e
Espiritualidade (NUPES), da Universidade Federal de Juiz de Fora, sobre essa área
de pesquisa, que não era negligenciada por um William James, por exemplo. Já
foi divulgada por esse núcleo uma pesquisa de “escaneamento” (usando um termo aproximado) do
cérebro de médiuns durante o transe mediúnico, em uma parceria entre
pesquisadores da Universidade de São Paulo, da Universidade Federal de Juiz de
Fora, da Universidade Federal de Goiás e da Universidade da Pensilvânia, na
Filadélfia. Denise Paraná, colaboradora da pesquisa, escreveu mais
detalhadamente sobre isso na Revista Época. Posteriormente, resultados desse
estudo foram publicados na relevante revista científica Plos One.
Outra
pesquisa já divulgada pelo NUPES trata da avaliação de informações produzidas
por uma série de cartas psicografadas por Chico Xavier. Os métodos e o
resultado da pesquisa são descritos neste vídeo de divulgação científica e
foram publicados em 2014 na revista EXPLORE – The Journal of Science and
healing. Após analisar uma pequena série de cartas cuja autoria foi atribuída
por Chico Xavier ao falecido Jair Presente, usando escalas de concordância e
escalas de vazamento de informações, os resultados são de 97% concordância
clara e precisa de informações, sem que os pesquisadores pudessem encontrar
fontes convencionais para as mesmas, sendo a sugestionabilidade e a fraude
analisadas como improváveis. Como em toda boa pesquisa, os pesquisadores do
NUPES têm o cuidado de descrever as limitações de seu método e suas
perspectivas futuras de aprimoramento do mesmo.
São
achados interessantes sobre fenômenos paranormais. Nós, espíritas, devemos ser
gratos a esses pesquisadores pela produção científica acerca desses fenômenos e
sua pesquisa ao longo da História (para
os curiosos, não faltam artigos disponíveis, basta pesquisar no Google
Acadêmico). Porque, se nossa convicção e
nossas práticas espíritas baseiam-se em observação pessoal, percepção interior,
reflexão e, por que não, dúvida e fé, o princípio de Kardec sempre foi o de
diálogo rigoroso com a cultura de nosso tempo.
Por Litza Amorim
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