A reencarnação através dos tempos

Tempo de reencarnação

Culturas, costumes e momentos por que passam os povos podem gerar desinformação à cerca de determinada coisa ou fato.


No caso específico da reencarnação é notório que a mensagem contida faz parte da cultura dos povos orientais, particularmente aos que adotam religiões e filosofias profundas como o Budismo e o Hinduísmo. O curioso é que para nós ocidentais essas religiões são vistas como 'exóticas' ou estranhas. O interessante é que a cultura ocidental é herdeira de gregos antigos como Sócrates, Platão, Pitágoras, dentre outros e mesmo que seja um fato menos conhecido, as ideias referentes à reencarnação estavam presentes na cultura helênica (grega) e fomentaram a herança intelectual do ocidente.

Mais antigos ainda os egípcios já difundiam a reencarnação:

“Antes de nascer a criança já viveu e a morte não é o fim. A vida é um evento que passa como o dia solar que renasce." - papiro egípcio (3.000 a.C.)

“Honra a ti, Osíris, Governador dos que se encontram no paraíso, tu que fazes renascer os mortais, que renovas sua juventude.” - livro egípcio dos Mortos (2.000 a.C.)

Hindus (predominante na Índia) e tantos outros povos orientais também difundem os princípios da reencarnação desde tempos remotos:

“Da mesma forma que nos desfazemos de uma roupa usada para pegar uma nova, assim a alma se descarta de um corpo usado para se revestir de novos corpos." Bhagavad Gita – texto religioso hindu (3.000 a.C.)

“Aquele que retorna para a Terra e faz o bem, segundo o seu conhecimento, suas palavras, ações e intenções, recebe um dia uma recompensa, que convenha aos seus méritos. Aqueles que durante o período de vida na Terra, vivem na dor e no desgosto, sofrem com isso por causa de suas palavras mesquinhas ou suas más ações num corpo anterior, pelo que é punido no presente.” - Zoroastro – profeta persa (1.000 a.C.)

A ideia reencarnacionista deve sua força também a gregos e romanos:

“A alma nunca morre, mas recomeça uma nova vida, ela nada mais faz que mudar de domicílio, tomando uma outra forma. Quanto a mim, que vos revelo estas misteriosas verdades, já fui Euforbes numa outra vida, no tempo da guerra de Tróia, lembro-me perfeitamente bem de meu nome e de meus pais, assim como do modo como fui morto em combate com o rei de Esparta. Em Micenas, no templo de Juno, vi suspenso na parede o meu próprio escudo de um outro tempo. Mas, embora vivendo em vários corpos, a alma é sempre a mesma, pois só a forma muda.” - Pitágoras – filósofo grego (572 - 492 a.C.)

Platão, especialmente, nos legou fortemente sua crença na reencarnação, como podemos ver, entre outros diálogos escritos por ele:

“Ó tu, moço ou jovem que te julgas abandonado pelos deuses, saiba que, se te tornares pior, irás ter com as piores almas, ou, se melhor, irá se juntar as melhores almas, e em toda sucessão de vida e morte farás e sofrerás o que um igual pode merecidamente sofrer nas mãos de iguais. É esta a justiça dos céus.” - Platão – filósofo grego (427 - 347 a.C.)

“Outro forte indício de que os homens sabem a maioria das coisas antes do nascimento é que, quando crianças aprendem fatos com enorme rapidez, o que demonstra que não os estão aprendendo pela primeira vez, e sim os relembrando.” - Cícero – filósofo e político romano (106 - 43 a.C.)

“Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus." - Jesus, o Cristo (João 3:3)

“Todos os seres humanos experimentaram vidas anteriores. Quem sabe quantas formas físicas o herdeiro do céu ocupa, antes que ele possa compreender o valor daquele silêncio e solidão, cujas planícies estreladas são apenas a antecâmara dos mundos espirituais?” - Honoré de Balzac - escritor francês (1.799 - 1.850 d.C.)

A lógica contida na reencarnação está disponível a todos, bastando somente que a mente se abra e uma mente que se abre jamais volta a ser do mesmo tamanho..

Por Edu Medeiros


Fonte: http://www.edumedeiros.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário