Diferentemente de outros segmentos religiosos que prometem ou efetuam “milagres”, o Espiritismo vem demonstrar que todo efeito sobrenatural tem uma causa, por isso, o Espiritismo afirma a inexistência dos ditos milagres.
A palavra milagre significa um fato sobrenatural oposto às leis da Natureza, ou seja, ocorrência de algo em que a compreensão do homem não vê explicações lógicas ao seu entendimento.
Porque não há mais milagres hoje?
Com o avançar tecnológico e do conhecimento humano, atuais, podemos praticamente afirmar que não há mais milagres. Inclusive a própria Igreja possui em seu meio, uma equipe de pesquisadores nas diferentes ciências, que vão analisar os fenômenos ocorridos pelo mundo, para poderem dizer se é ou não milagre. E na maioria dessas ocorrências, são os próprios pesquisadores da Igreja que afirmam não ser um milagre, e sim um efeito explicável pela ciência.
Agora se olharmos para a história da humanidade, conforme vamos retrocedendo no tempo, os milagres vão aparecendo cada vez mais e em maiores quantidades, contra partida, a Ciências vai se tornando cada vez mais primitiva.
Quando chegamos ao período das histórias Bíblicas a Ciência praticamente não existia, no Novo Testamento, isso em torno de 2000 anos atrás, época de Jesus, indo mais longe, entorno de 4500 anos, no Velho Testamento de Moisés, aqui a ciência era a própria religião. Neste tempo, tudo que fosse desconhecido ao homem comum, era milagre, ou seja, praticamente qualquer fenômeno natural.
Portanto,
O Espiritismo não faz milagres
O Espiritismo, esclarecendo-nos acerca desse poder (agentes invisíveis), nos dá a chave de uma multidão de coisas inexplicadas, e inexplicáveis por quaisquer outros meios, e que, em tempos recuados, puderam passar por prodígios...*
Agora o Espiritismo defende como uma ideia de “milagre”, a transformação moral do homem; a fé individual do homem para com seu Criador; a esperança permanente em Deus; a perseverança do homem, no bem, no justo e no correto; o abrir e fechar os olhos todos os dias; as vitórias sobre as dificuldades através humildade e paciência.
(*) A Gênese, capítulo XIII - item 4-14.
Nenhum comentário:
Postar um comentário