Carta de Posicionamento da CEPA Brasil.

Declarando-se “laica”, mas não “antirreligiosa”, a CEPA no Brasil propõe uma visão moderna de espiritismo, recusando qualificá-lo como “cristão” ou como a “3ª revelação divina”.

Um terreno neutro em questões religiosas
O documento aprovado no II Encontro Nacional da CEPA Brasil (Bento Gonçalves/RS, 03 a 06 de setembro 2010) defende que conceitos como “3ª Revelação Divina”, “Consolador Prometido” ou “Revivescência do Cristianismo Primitivo” não se ajustam a uma visão moderna da teoria espírita e são de natureza sectária e excludente. Reafirma, no entanto, a importância do pensamento de Jesus de Nazaré cujos conceitos de validade universal estão expressos em linguagem e parâmetros compatíveis com a modernidade na 3ª parte de “O Livro dos Espíritos”. A carta esclarece que “laico não é antirreligioso” é apenas “arreligioso”, ou seja, “um terreno neutro em questões religiosas”.

Atualização, união e compromisso social espírita
Reafirmando todos os princípios fundamentais do espiritismo – existência de Deus, imortalidade da alma, comunicabilidade entre encarnados e desencarnados, reencarnação, pluralidade dos mundos habitados e evolução infinita - o documento aprovado pela Associação Brasileira de Delegados e Amigos da CEPA enfatiza a necessidade de atualização permanente do espiritismo, como recomendara Kardec.
A carta ratifica a posição da CEPA no sentido de que as instituições espíritas cultivem e estimulem a liberdade de pensamento, de ação e de autogestão. Advoga o pluralismo de ideias em torno do essencial, entendendo que o vigente modelo de “unificação”, com a supremacia de um pensamento único, conflita com o caráter livre-pensador do espiritismo. Deplora a submissão a pretensas determinações da chamada “espiritualidade superior”, discurso que confunde o espiritismo, “transformando-o numa doutrina evangélica, religiosa, com algum suporte na obra de Kardec, mas sem a racionalidade por ele proposta”. Vinculando o espiritismo às “correntes mais avançadas do pensamento humanista e social”, o documento convida os espíritas a uma ação efetiva em prol da democracia, da paz, da igualdade social, da preservação do meio ambiente e contra todas as formas de autoritarismo e corrupção.
Para saber mais: a íntegra da Carta de Posicionamento da CEPA Brasil pode ser lida no site http://www.cepainfo.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário