Água, princípio da Vida. |
Para compreendermos mais sobre o Princípio Inteligente vamos recorrer à obra prima e mais importante de Kardec, O Livro dos Espíritos. Principiamos pelas questões 23 e 76.
Que é o espírito?
– O princípio inteligente do Universo.
Como podemos definir os Espíritos?
– Podemos dizer que os Espíritos são os seres inteligentes da Criação.
Antes de qualquer coisa, devemos perceber que Kardec alterou a grafia das palavras, na pergunta 23 temos “espírito” com letra minúscula, enquanto a 76, está com letra maiúscula. Por que da diferença? Kardec estabelece sutilmente que “espírito” se equipara ao princípio inteligente, despido de qualquer instrumento de manifestação, enquanto o “Espírito” é referido como a entidade individualizada pela presença de um perispírito.
Kardec nos orienta mais profundamente no livro O que é o Espiritismo, cap. II – item 14.
Transcreveremos o ensino do mestre.
“A união da alma, do perispírito e do corpo material, constitui o homem. Separados do corpo, a alma e o perispírito constituem o ser denominado Espírito.”
“Seria, pois, mais exato reservar a palavra alma para designar o princípio inteligente e a palavra Espírito para o ser semi-material formado por aquela e o corpo fluídico.”
Na mesma obra, agora no cap. III – item 114 encontra-se a pergunta.
Qual é o estado da alma em sua origem?
– As almas são criadas simples e ignorantes, isto é, sem cultura e sem conhecimento do bem e do mal...
Agora compare com a questão 115 do Livro dos espíritos.
Uns Espíritos foram criados bons e outros maus?
– Deus criou os Espíritos simples e ignorantes, ou seja, sem conhecimento...
Portanto, podemos deduzir que os Emissários do mundo invisível, juntamente com Allan Kardec, estão esclarecendo que o princípio inteligente são todas as Almas. Que podem ainda estarem no início de sua aprendizagem como um espírito sem um instrumento de manifestação (perispírito) ou já ter evoluído em sua busca e ser possuidor agora de um corpo perispíritico, como Espírito individualizado que está galgando maiores conhecimentos.
mt boa esta diferença, pois há mt falta de entendimento destas coisas no estudo da doutrina espírita
ResponderExcluirOlá amigo(a) que bom que gostou, realmente a Doutrina Espírita tem muita coisas complicadas para entender, para isso necessário de alguma ajuda.
Excluir